Narcisa nasceu em 1955, e é a mais nova entre as três irmãs. Ao término de seu estudo em Hogwarts, onde pertencera à Sonserina, casou-se com Lúcio Malfoy, um Comensal da Morte e teve um único filho, Draco Malfoy. Ela e sua família moram numa mansão no sul da Inglaterra.

Sua primeira aparição nos livros ocorre em Harry Potter e o Cálice de Fogo, durante a Copa Mundial de Quadribol, onde reunida com sua família, é cumprimentada pelo ex-Ministro da Magia, Cornélio Fudge. Draco diz que seu pai queria mandá-lo para Durmstrang, mas sua mãe não permitiu que tal fato ocorresse, pois não gostava da idéia de seu único filho estudar tão longe e também preferia que Draco fosse educado na mesma Escola que ela, Lúcio e o restante da Família Black.

Narcisa na casa de Severo Snape.

Quando Monstro, o elfo-doméstico dos Black, sai do Largo Grimmauld 12 por "ordens" de Sirius Black, ele recorre à Narcisa, sendo esta a parente mais próxima dos Black que ainda se guiava pelos ideais de pureza do sangue. Monstro não pôde informá-la sobre a localização da sede da Ordem da Fênix, já que não era o fiel do segredo, mas revelou que Sirius e Harry Potter tinham uma ótima relação, informação que culminou posteriormente na morte de Sirius.