Ronald Abílio Weasley
Leal e companheiro, Rony vem de uma família de bruxos de puro-sangue. Sexto numa fila de sete filhos, Rony sai do sério quando tem de encarar roupas e livros de segunda mão, o que é constante em sua vida. É dono de um ótimo coração e defende com unhas e dentes todos aqueles que ama. Mas perde a paciência fácil. Em alguns momentos, Rony também é glorioso, quando como ele leva Grifinória à vitória no último jogo em Harry Potter e a Ordem da Fênix. Outro momento de glória, ainda no decimo ano, foi quando ele foi escolhido Monitor de Grifinória junto com Hermione Granger. No sexto ano, ganha espaço é sua vida amorosa - ele tem um caso pegajoso com Lilá Brown.
Nasceu em 1 de Março de 1980, sendo o sexto filho (e último rapaz) de Arthur Weasley eMolly Weasley. Os Weasleys são uma das mais antigas famílias de feiticeiros Sangue-Puro, mas a sua amizade com os Trouxas e com Dumbledore faz com que por vezes sejam mal vistos entre algumas famílias, sendo chamados por muitos de "traidores do sangue". Os Weasleys vivem numa casa chamada A Toca, onde Harry e Hermione costumam ir nas férias.
Rony é um rapaz divertido e leal, mas por vezes sente-se frustrado por ter que lidar com cinco irmãos mais velhos que marcaram Hogwarts, e isso faz com que ele tente fazer o mesmo à sua maneira. Ele é um pouco inseguro em relação às suas capacidades e tem pouca auto-confiança. Sente-se frustrado por ser pobre.
Harry conheceu Rony no Expresso de Hogwarts no seu primeiro ano na escola, e rapidamente os dois se tornaram amigos. Ele é muito leal a Harry, por vezes sente-se um bocado excluído por ele ser famoso, o que faz com que os dois se chateiem durante um breve período em Harry Potter e o Cálice de Fogo.
O fato de ter sido Rony e não Harry nomeado monitor no 5º ano se deve apenas aos sentimentos de culpa de Dumbledore, que achava que Harry já tinha responsabilidades suficientes. Isso deu a Rony um novo espírito, pois foi a primeira vez que sentiu que havia superado Harry em alguma coisa.
Também foi admitido na equipe de Quadribol como Goleiro, depois da saída de Olívio Wood, que até então era o líder do time. Apesar de nos primeiros jogos ter sofrido um bom bocado, Rony remediou as coisas ao ajudar os Grifinórios a vencer de novo a Taça da Escola. Rony é afficionado por Quadribol e é um grande adepto dos Chudley Cannons. Também tem um enorme talento para jogar xadrez de bruxo.
Ele tem bastantes ciúmes de Vítor Krum com Hermione, e apesar de ter ido ao Baile de Inverno com Padma Patil, no 4º livro, não pareceu dar-lhe muita importância. No sexto livro, após ser humilhado pela irmã Gina Weasley, que disse que ele possuía a "Experiência de um garotinho de 12 anos", Rony inicia um namoro pegajoso com Lilá, que acaba meses depois por ela ter muito ciúmes de Hermione.
Amigo dedicado a Harry, defendendo-o dos alunos que não acreditam nele no livro cinco, como Simas Finnigan. Faz parte da Armada de Dumbledore e lutou na Batalha do Departamento de Mistérios, no Ministério da Magia, contra os Comensais da Morte, ficando ferido mas recuperando-se pouco depois. Ele também participou da Batalha da Torre de Astronomia, que culmina com o ferimento de Gui Weasley e a morte de Dumbledore no 6º livro;
No último livro, Rony continua com sua crise de ciúmes de Vitor Krum quando o vê no casamento de seu irmão Gui e Fleur Delacour. Ele, Harry e Hermione saem juntos para procurar as Horcruxes. Passado um tempo Rony que tem sua moral baixa e com a mente afetada pelo Medalhão de Slytherin briga com Harry e Hermione e abandona o grupo. Rony pela primeira vez tem uma decisão difícil em suas mãos pois quando retorna da de cara com o Harry se afogando, o que faz com que eles voltem a ser amigos, pois Rony salvou Harry de morrer afogado, depois é tentado pelo medalhão que tenta convencê-lo que Harry é seu rival pelo amor de Hermione e sua família, que enquanto Harry viver ele será segundo lugar à vista de todos, mas no fim, ele acaba por destruir Horcrux. Ele também ganha um Apagueiro de Dumbledore, que revela ter algumas outras propriedades interessantes. Rony também luta na batalha final de Hogwarts. Embora tenha perdido seu irmão Fred, conseguiu se dar bem pois no final da série, se casou com Hermione e teve 2 filhos: Hugo e Rose e se tornou Auror ao lado de Harry.
Dados Biográficos:
Nome Completo: Ronald Billius Weasley
Família: Os seus pais, Arthur Weasley e Molly Prewett. Os seus irmãos mais velhos, Gui, Carlinhos, Percy,
Fred e Jorge, e a sua irmã mais nova, Gina. Esposa Hermione Granger, filhos Rosa e Hugo. Cunhados Harry Potter (marido de Gina), Fleur Delacour(esposa de Gui), Angelina Johnson (esposa de Jorge) e Audrey Weasley (esposa de Percy).
Data de Nascimento: 1 de março de 1980
Idade: 11 (Pedra Filosofal) e consecutivamente até os 17 (completos durante as Relíquias da Morte) e no epílogo de Harry Potter e as Relíquias da Morte, 36 anos.
Cabelo: Ruivo flamejante (como o resto da família)
Olho: Azuis; Verdes (no filme)
Contextura Física: Alto, magro e com sardas.
Interesses: Quadribol e Xadrez Mágico.
Equipe (Casa): Grifinoria
Varinha: Primeira: a velha varinha de Charlie Weasley com núcleo de pêlo de unicórnio. Segunda: Obtida no 3° ano, possuí 38,5 centímetros, salgueiro, contendo um fio de cauda de unicórnio. Terceira: varinha de Rabicho tomada a força na Mansão Malfoy
Vassoura: Uma velha Shooting Star e uma Cleansweep 11 (como presente por ser nomeado Monitor em seu 5° ano em Hogwarts).
Animal: O seu rato Scabbers (que no terceiro livro revela ser na verdade Pedro Pettigrew, um Comensal da Morte), e depois a sua coruja Pichitinho (apelidada de Píchi).
Patronus: Um cão
Medo: Aranhas
Personagens Relacionados:
- Hermione Granger
- Harry Potter
- Lilá Brown
- Gina Weasley